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Como promover ações e eventos em campanha ao Outubro Rosa que façam sentido à causa e fortaleçam a sua marca - w2wclub

Como promover ações e eventos em campanha ao Outubro Rosa que façam sentido à causa e fortaleçam a sua marca

O Outubro Rosa já é uma famosa e muito bem divulgada campanha de conscientização, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha visa sensibilizar as pessoas para a importância do autoexame das mamas, da mamografia e de outros exames médicos preventivos relacionados à doença, o que aumenta as chances de cura.

O movimento começou nos Estados Unidos na década de 1990 e se espalhou para outros países ao redor do mundo, e o uso da cor rosa nessa campanha simboliza a feminilidade e a luta contra o câncer de mama. 

Durante o Outubro Rosa, muitas empresas realizam atividades, eventos e campanhas de conscientização, e você também pode fazer parte de uma dessas ações.

Veja a seguir pontos importantes a serem pautados no seu planejamento:

  1. Defina o propósito do evento: ele deve estar alinhado com a conscientização e prevenção do câncer de mama. Por exemplo, você pode focar em promover a importância da mamografia, do autoexame ou da detecção precoce. É importante que isso esteja estabelecido e seja divulgado em formato de informação concisa no seu evento. Esclarecer o que você quer alcançar irá ajudá-la a decidir sua abordagem. Para arrecadar dinheiro, você vai precisar incentivar as pessoas a doarem ou comprarem ingressos. Se o seu objetivo é aumentar a conscientização sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, concentre-se na educação em como fazer o diagnóstico precoce. Você quer um evento que promova um estilo de vida mais saudável? Homenageie pessoas afetadas pelo câncer de mama ou dê às pessoas oportunidade de refletirem sobre o tema. 

 

  1. Parcerias estratégicas: considere formar parcerias com organizações de combate ao câncer de mama. Isso fortalecerá a credibilidade do seu evento e a conexão com a causa. Também busque empresas que gostariam de apoiar a causa, e unam forças para que essa ação seja grandiosa e impacte o maior número de pessoas possíveis. 

 

  1. Campanha de marketing: desenvolva uma campanha de marketing envolvente que inclua materiais relacionados ao Outubro Rosa. Isso pode incluir banners, posts em mídias sociais, e-mails e outros materiais impressos.

 

  1. Considere patrocínio: o patrocínio pode fornecer os recursos necessários para realizar promoções eficazes e positivas de conscientização sobre o câncer de mama. Mas é crucial escolher os patrocinadores certos. Um fabricante de cigarros, empresa de álcool ou empresa de fast-food seriam desalinhados, enquanto um fabricante de sutiã, fornecedor de alimentos orgânicos ou farmácias, seriam perfeitos. Os benefícios são mútuos se os objetivos da empresa se alinharem com os objetivos do seu evento. Ter um patrocinador significa que você pode melhorar a experiência do público com brindes ou convidados especiais e potencialmente arrecadar mais dinheiro.

 

  1. Será aberto ou fechado? Seu evento pode ser aberto ou fechado. Um evento aberto não requer um convite, e qualquer pessoa é elegível para participar. Ele permite que você ganhe dinheiro vendendo ingressos ou cobrando uma taxa de admissão. Exemplos podem ser shows, festivais, convenções, apresentações ao vivo, eventos de networking ou cerimônias de premiação. Um evento fechado não está aberto ao público. Talvez seu evento seja em um ambiente comercial ou corporativo, faculdade ou instituição. Decida se um evento aberto ou fechado ajuda você a alcançar seus objetivos principais. Então você pode pensar no seu orçamento e local.

 

  1. Defina seu orçamento: é primordial definir o orçamento antes de planejar seu evento – e seja realista. Determine os custos essenciais e procure maneiras de fazer parcerias com empresas locais ou recrutar voluntários. Muitas instituições de caridade podem ajudar com materiais promocionais ou marketing. Uma vez que os locais saibam o propósito do seu evento, eles podem oferecer um custo de aluguel com desconto ou reduções em bebidas, entretenimento ou mercadorias.

 

  1. Planeje o horário e o local: o horário e o local do seu evento afetarão quem pode participar. Os fins de semana funcionam bem para a maioria das audiências, mas não faça seu evento muito tarde se quiser atrair famílias com crianças. Da mesma forma, a realização de um evento em instalações licenciadas exclui o público mais jovem e certos grupos culturais. Não se esqueça de que o local deve ser totalmente acessível. Colidir com outros eventos ou feriados também pode ser um problema, então verifique o que mais está acontecendo no calendário local. 

 

  1. Cheque as permissões: verifique as permissões que você precisa e certifique-se de que seu local seja seguro e totalmente inclusivo. Se houver música, você precisa verificar direitos autorais, royalties e direitos de desempenho, e pode precisar de uma licença para excesso de ruído. Se você precisar erguer tendas, andaimes ou pódios, entre em contato com a autoridade local. Também há requisitos de permissão para servir comida e álcool, realizar um sorteio ou loteria ou soltar fogos de artifício. E se você estiver organizando uma corrida patrocinada, caminhada ou evento externo, precisará de licenças para fechamento de estradas, obstruções e acesso. Saúde e segurança são um aspecto crucial do seu evento, então certifique-se de que tudo esteja em ordem.

 

  1. Decida como coletar doações: fazer doações precisa ser fácil. Pode envolver dinheiro em espécie ou pix, ou até mesmo uma “vaquinha virtual”. Decida o que combina com o seu público e, sempre que possível, use todas as opções à sua disposição. Os millennials são uma nova geração de doadores que aproveitam a chance de fazer a diferença. Seu entusiasmo pela arrecadação de fundos sociais significa que é provável que eles doem para eventos defendidos por seus amigos. Você pode até incentivar as pessoas a formar equipes de arrecadação de fundos. O elemento competitivo dos grupos motiva as pessoas a arrecadar mais dinheiro.

 

  1. Recrute voluntários: seus eventos podem precisar de voluntários para ajudar tudo a funcionar sem problemas. A menos que você tenha um orçamento grande ou a ajuda de patrocinadores, a equipe paga pode deixar um grande buraco no seu orçamento. Pense em todas as áreas em que você precisa de ajuda e não se esqueça de questões como configuração, registro e porteiros, venda de mercadorias e limpeza. Sua lista de participantes, a comunidade local e seus contatos de mídia social são bons lugares para começar a recrutar. Certifique-se de fornecer treinamento adequado e seguir todas as regras para empregar voluntários.

 

  1. Inclua a comunidade: como podemos promover a conscientização sobre o câncer de mama em nível comunitário? Faça parceria com empresas e grupos locais. Pense no que você precisa. Você precisa de doações de leilão ou prêmios de loteria? Ou sacolas de guloseimas contendo informações sobre educação em saúde e conscientização sobre o câncer. Talvez um cabeleireiro local, salão de beleza ou academia possa oferecer seus serviços. Você quer que seu evento seja o mais inclusivo possível. 

 

  1. Avalie o Impacto: após o evento, avalie o impacto que teve na conscientização sobre o câncer de mama e no fortalecimento da sua marca. Isso ajudará a planejar futuras iniciativas.

 

Lembre-se de que o objetivo principal é promover a conscientização sobre o câncer de mama e apoiar a causa. O fortalecimento da marca é uma consequência positiva quando a ação é genuína e impactante. Mostrar compromisso com questões sociais é uma maneira poderosa de construir uma reputação sólida e relacionamentos duradouros com seus clientes.

Se você ainda não pode fazer um evento tão grandioso, existem maneiras mais simples de apoiar a causa e ainda se mostrar solidária à campanha.

Seguem algumas sugestões:
  1. Personalização da marca: use a cor rosa em sua marca e produtos durante o mês de outubro. Isso demonstra seu comprometimento com a causa.

 

  1. Histórias inspiradoras: compartilhe histórias inspiradoras de sobreviventes de câncer de mama. Isso pode humanizar sua marca e mostrar empatia com a causa.

 

  1. Doações e filantropia: considere fazer doações a organizações de combate ao câncer de mama, como uma porcentagem das vendas durante o mês de outubro.

 

  1. Engajamento nas mídias sociais: promova a conscientização sobre o câncer de mama em suas mídias sociais com hashtags relevantes, histórias inspiradoras e dicas de prevenção.

 

  1. Mensagem clara e autêntica: certifique-se de que sua mensagem seja clara e autêntica. Evite a exploração da causa, priorizando o impacto positivo real.

 

  1. Forneça educação: frases de impacto e conscientização poderão fazer parte dos informativos circulares da sua empresa, e também podem ser divulgadas nas suas redes sociais, aqui vão algumas ideias:

 

“O câncer de mama é o câncer mais comum para mulheres em todo o mundo”. 

“1 em cada 8 mulheres recebe um diagnóstico de câncer de mama”.

“Em média, a cada 2 minutos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama”.

“1 mulher morrerá de câncer de mama a cada 13 minutos. Você já fez seu autoexame”? 

“O uso de álcool aumenta o risco de câncer de mama”.

“1 em cada 1.000 homens receberá um diagnóstico de câncer de mama”.

“A ocorrência de câncer de mama e as taxas de mortalidade geralmente aumentam com a idade”.

“Apenas 5-10% dos indivíduos diagnosticados têm um histórico familiar de câncer de mama”.

Compartilhar é cuidar!

É sempre importante lembrar que qualquer forma de networking profissional deve ser genuína e ética. O Outubro Rosa oferece uma oportunidade de se conectar com pessoas em um contexto significativo, mas é fundamental que qualquer envolvimento seja motivado pela conscientização e apoio à causa, em vez de apenas um meio de expandir sua rede de contatos ou expor a sua marca.

Organizar um evento para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama é extremamente gratificante. É uma oportunidade de educar, arrecadar fundos vitais e celebrar a vida das pessoas afetadas. 

Não importa como a liderança da sua empresa decida reconhecer o mês de conscientização, o que importa é não estar alheia à essa campanha tão importante, e de alguma forma promover ações que façam sentido, que eduquem, e que podem inclusive salvar uma vida.

Leia também: Networking que funciona, você sabe mesmo fazer?

 

Cristiana Brandão

Administradora, Coach especialista em produtividade, Instrutora de Mindfulness IPQ|USP e Partner W2W.

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