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Como você tem se comunicado? - w2wclub

Como você tem se comunicado?

Falar é fácil. Mas você tem se comunicando? Essa é outra história. A comunicação eficaz é uma habilidade fundamental que todas precisam aprender para termos sucesso na vida, e é um componente crucial do gerenciamento de relacionamentos pessoais e profissionais. Mas com a ascensão das mídias sociais, a comunicação eficaz tomou um segundo plano para emojis e postagens com legendas espirituosas. Se você está procurando melhorar suas habilidades de comunicação no trabalho ou em sua vida pessoal, você está no lugar certo. 

Estamos constantemente nos comunicando. Seja conversando pessoalmente em uma reunião, enviando e-mails, mensagens de texto com amigos ou através de nossa linguagem corporal, a comunicação verbal e a comunicação não verbal estão sempre acontecendo. Então, como podemos garantir que estamos transmitindo a mensagem certa com o tom de voz apropriado para construir confiança e fazer com que os outros se sintam ouvidos e compreendidos? Boas habilidades de comunicação, é assim que realmente funciona.

Mais especificamente, habilidades de comunicação eficazes em parceria com a quantidade certa de inteligência emocional e escuta ativa. Vamos investigar por que uma comunicação eficaz é tão essencial para uma carreira gratificante e bem-sucedida e como você pode explorar os melhores tipos de comunicação que se adequam à sua personalidade e ao seu estilo de trabalho.

O que é a comunicação eficaz?

A comunicação, em sua essência, é a troca de informações entre as pessoas. Mas quando você está em uma apresentação importante ou individual no seu trabalho, você não quer apenas compartilhar informações. Você quer fazer isso de uma maneira bem-sucedida que produza o resultado desejado. Você quer garantir que as informações que está compartilhando sejam recebidas e compreendidas. Em essência, você quer se comunicar de forma eficaz. Isso envolve ouvir atentamente, conhecer as melhores palavras para transmitir as informações e ser claro e conciso ao transmitir sua mensagem. A comunicação eficaz, como a maioria das habilidades, leva tempo e prática para se desenvolver. Mas é uma habilidade crucial que precisa ser desenvolvida.

Por que a comunicação eficaz é tão importante?

Uma comunicação eficaz no local de trabalho é vital para uma carreira de sucesso, assim como uma boa comunicação em sua vida pessoal é fundamental para relacionamentos fortes. 

Ela traz consigo, inúmeros benefícios para seu convívio social, e ainda te posiciona de forma assertiva, da forma como você gostaria que as outras pessoas a enxergassem. 

Reduz a falta de comunicação, melhora a clareza e a concisão das mensagens, promove confiança e respeito em relacionamentos pessoais. Ainda fortalece a colaboração entre os membros da sua equipe de trabalho, aumenta a felicidade nos afazeres domésticos, reduz conflitos como resultado de mal-entendidos, cria eficiência e economiza tempo, desenvolvendo um entendimento mútuo entre as pessoas, aumentando a produtividade individual e em equipe.

Facilita a resolução saudável de conflitos promovendo a interação, inovação e criatividade. 

Eu sei que agora você já quer tudo isso para sua vida, o mais breve possível. Então vamos lá!

Como se comunicar efetivamente?

Todos nós estivemos em uma situação em que você está tentando transmitir sua mensagem, e a outra pessoa simplesmente não está entendendo. É frustrante para todos os envolvidos. Quando se trata de descobrir como evitar falhas de comunicação, você pode adotar uma abordagem proativa. Imagine que cada conversa ou reunião que você tiver resulta em um resultado positivo com compreensão mútua. É isso que estamos tentando alcançar com uma comunicação eficaz. 

5 dicas práticas para ajudá-la a desenvolver habilidades de comunicação eficaz para que você possa compartilhar seus pensamentos e opiniões com clareza e propósito.

  1. Pratique a escuta ativa.

Uma comunicação eficaz envolve uma compreensão mútua e, enquanto todos ouvimos, estamos fazendo isso ativamente? Ouvir ativamente é mais do que apenas ouvir o que outra pessoa está dizendo. Está indo além para garantir que você entenda o significado e a intenção de suas palavras. Exige que você participe ativamente de uma conversa, o que significa dedicar toda a sua atenção a alguém e evitar interrupções e distrações. Estar totalmente presente e envolvido em uma troca permite que você entenda melhor a mensagem original e colete informações adicionais relevantes para a situação, fazendo perguntas que você pode não ter considerado no início da conversa.

  1. Analise quem é a pessoa que estará te ouvindo.

Se você transmitir informações a uma pessoa sem entender se sua mensagem foi recebida ou clara, isso pode levar a mal-entendidos, falta de comunicação e falta de confiança.

Então, como exatamente você faz isso? Primeiro, procure entender para quem você está falando e o que é importante para aquela pessoa, e também a forma incluindo as palavras que cabem ou não naquela mensagem (há pessoas que não entendem termos muito formais ou técnicos, você precisará adaptar a sua comunicação). Depois incentive devolutivas fazendo perguntas sobre o real entendimento da sua fala e colete dados para informar melhor seu trabalho e diálogos futuros. Continue repetindo as etapas para aprimorar suas mensagens conforme necessário. A comunicação assertiva promove um ambiente de abertura e transparência, levando a conversas significativas e produtivas.

  1. Seja clara e concisa.

Para alcançar uma comunicação eficaz, a pessoa com quem você está se comunicando deve entender o que você está dizendo. A melhor maneira de fazer isso é através de uma linguagem clara e concisa, tanto pessoalmente quanto digitalmente. Seja o mais descritivo e específico possível. Evite usar uma linguagem vaga que possa resultar em confusão. O objetivo é chegar ao ponto na comunicação escrita e falada da maneira mais eficiente possível. Também é fundamental selecionar o canal de comunicação correto. Se houver muitos detalhes importantes para compartilhar que precisam ser referenciados, escrever um e-mail pode ser melhor. Se você tiver que compartilhar feedback direto, uma reunião presencial ou um telefonema pode ser a direção que você toma. Esteja atento às palavras que você usa, ao que elas significam e da melhor forma de compartilhá-las com os outros.

  1. Preste atenção à linguagem corporal.

Embora existam muitos tipos diferentes de comunicação, a linguagem corporal é fundamental para lembrar ao se esforçar por uma comunicação eficaz. Fazer contato visual, manter uma boa postura, estar atento às expressões faciais, pensar no tom da sua voz e manter a linguagem corporal aberta ajuda a mostrar a quem você está falando que você está interessado e envolvido na conversa. Ao estarmos atentos em como nos transmitimos fisicamente aos outros, podemos fazê-los se sentirem mais confortáveis e compreendidos. Quando os outros se sentem mais confortáveis, é mais provável que eles estejam envolvidos no que você está dizendo, e você será capaz de transmitir sua mensagem de forma mais produtiva.

  1. Mostre reconhecimento e apreciação.

Mostrar interesse em uma conversa ou troca de informações é respeitoso e leva a uma discussão mais produtiva com compreensão mútua. Ao receber ou retransmitir informações, mostre reconhecimento à outra pessoa. Retransmita o que você ouviu e valide se for preciso. Agradeça a eles por compartilhar as informações com você e mantê-la informada. A comunicação eficaz promove a empatia, permitindo que as pessoas promovam uma conexão mais significativa onde diferentes perspectivas são consideradas. Pense em como você gostaria que alguém agisse e respondesse se estivesse se comunicando e modele esse comportamento quando os papéis forem invertidos.

Desta forma você garantirá que a sua comunicação estará alinhada aos desejos daquilo que você precisa compartilhar, e não se esqueça: o óbvio muitas vezes, precisa ser dito.

Leia também: Como promover ações e eventos em campanha ao Outubro Rosa que façam sentido à causa e fortaleçam a sua marca

 

Cristiana Brandão

Administradora, Coach especialista em produtividade, Instrutora de Mindfulness IPQ|USP e Partner W2W.

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