Se eu te perguntasse: “Ao contratar alguém, o que é mais importante de avaliar no candidato: seus conhecimentos, atitudes, habilidades ou seus hábitos?”
O que você responderia?
Muito provavelmente você me diria que as decisões sobre contratação são tomadas em grande parte com base em conhecimentos e competências daquela pessoa em questão.
Talvez você se surpreenda se eu te disser que o mais importante aqui são os hábitos dessa pessoa. Isso porque conhecimentos e habilidades podem ser adquiridos e desenvolvidos facilmente, que a atitude muitas vezes se deve ao estilo de vida e ao passo de serem moldadas, torna qualquer pessoa um funcionário extraordinário. Mas que os hábitos – bem, os hábitos são muitas vezes profundamente enraizados e inconscientes e, portanto, os mais difíceis de mudar…
Quer você concorde ou não que esse é o fator de contratação mais importante, todos nós sabemos a importância dos hábitos em nossas vidas.
Existem hábitos úteis e de apoio, e todos nós temos alguns hábitos inúteis ou prejudiciais. Na verdade, você provavelmente tem muito mais hábitos do que imagina enquanto lê esse texto.
Os hábitos são criados pela repetição (da próxima vez que você entrar no carro, observe que não pensa em colocar o cinto de segurança, apenas o faz!).
E, felizmente, novos hábitos podem ser criados conscientemente – para nos ajudar a ter mais sucesso na vida.
Portanto, para criar seus próprios hábitos diários de sucesso, responda às perguntas abaixo – e lembre-se, as respostas serão exclusivas para você. Por mais estranhas, incomuns ou “chatas” que suas respostas pareçam, não importa. Você sabe o que é melhor para você.
7 perguntas esclarecedoras para ajudá-lo a identificar os hábitos diários de sucesso de que você precisa:
- Onde eu me saboto diariamente? O que eu poderia fazer em vez disso ou de forma diferente?
- O que eu poderia fazer diariamente no trabalho que me prepararia para o sucesso? Por exemplo: processos estruturados, acordar mais cedo, não verificar e-mail antes das 8h, definir um cronômetro quando estiver nas redes sociais, etc.
- O que alimentaria meu coração e minha alma diariamente? E o que alimentaria meu corpo físico e minha saúde? Por exemplo: Atividades de autocuidado, prática de ioga ou meditação, caminhada ou corrida diária, beber de 6 a 8 copos de água, etc.
- O que está faltando na minha vida? O que eu quero mais? Por exemplo: sono, diversão, solidão, tranquilidade, beleza.
- Como eu poderia alimentar diariamente relacionamentos importantes na minha vida? Que tal alimentar o relacionamento comigo mesmo? Por exemplo. 30 minutos conectando/ouvindo nosso cônjuge/filhos ou meditando sobre coisas importantes e registrando essas informações – sem distrações.
- O que eu preciso fazer para ser o melhor que posso ser (fisicamente, mentalmente, emocionalmente, espiritualmente)?
- O que já sei que preciso fazer, mas não estou implementando?
Agora, pensando em suas respostas às perguntas acima, pergunte:
Qual hábito diário faria MAIOR diferença para o seu sucesso?
Simplesmente DECIDA que você vai implementar esse novo hábito, e comece hoje (não precisa esperar amanhã, a semana que vem, ou próximo mês).
Muitas coisas nas nossas vidas, por mais que as desejamos muito, só isso não é suficiente, precisamos tomar uma DECISÃO.
Decida que você fará o que for preciso para que isso aconteça. Assim como as resoluções e metas, é o seu comprometimento que fará a diferença aqui.
Lembre-se de que quando você inicia um novo hábito, pode não se lembrar até que seja tarde demais. Mas continue assim e gradualmente você se lembrará cada vez mais cedo, até que se torne natural. Nosso cérebro possui uma capacidade incrível de construir novos caminhos neurais e implantar um novo hábito, mas claro, com disposição e constância.
O fator mais importante na criação de um hábito é a repetição.
Ser claro quanto aos benefícios do hábito e recompensar-se ajuda – mas é principalmente apenas prática e repetição.
Um hábito começa com uma ação e, com o tempo, à medida que a ação se repete, torna-se um hábito.
Nos dias em que você esquecer seu novo hábito, seja gentil consigo mesma. Está tudo bem. Simplesmente comprometa-se a lembrar da próxima vez. Comprometa-se consigo mesma e permaneça com isso. Não desista.
“Tudo cria hábitos, então certifique-se de que o que você faz é o que deseja fazer”. Wilt Chamberlain
Leia também: Como você tem se comunicado?
Cristiana Brandão
Administradora, Coach especialista em produtividade, Instrutora de Mindfulness IPQ|USP e Partner W2W.