Quando perguntaram ao Buda qual o maior erro que cometemos na vida, ele disse: “O maior erro é pensar que temos tempo”.
Se você é do time das que dizem “o meu dia precisava ter mais horas”, eu sinto muito em te informar, mas você está fazendo a gestão do seu tempo de forma errada.
Dito isso, quer você concorde ou não, vamos aos fatos:
Todas nós temos as mesmas 24 horas no dia. E por que então certas pessoas conseguem ser tão produtivas, e outras parecem apenas estarem se ocupando o dia inteiro? Ser produtiva é garantir que ao final do dia você tenha realizado tarefas importantes para a construção dos seus resultados.
Se tempo é dinheiro, por que estamos gastando cada vez mais o nosso tempo sem o devido cuidado? De forma extravagante? Sem pensar nos prejuízos que isso irá nos causar?
Se você pudesse enxergar o seu tempo como uma mercadoria, por quanto esse item seria vendido?
Por mais que saibamos da importância do tempo e que ele é um recurso limitado (que nada o fará voltar, diferente do dinheiro), nós não damos a real importância que deveríamos com o que fazemos com ele. Tempo é de graça, mas não tem preço.
Uma dica preciosa é sobre ser assertiva com o que não se pode fazer com o tempo: “Se você não saber dizer NÃO, seu SIM não vale de nada” essa eu ouvi da Leila Ama, no evento W2W Day. Isso quer dizer que se você diz sim a tudo e a todos, se não valoriza seu tempo, não escolhe a suas companhias e não protagoniza sua vida, você está sendo agenda dos outros. Você está se encaixando onde cabe na agenda de alguém, sem elencar as suas próprias prioridades. Você se torna uma pessoa sempre muito disponível, e que com certeza não é vista pelo seu real valor.
Temos gastado muito tempo vivendo no passado com pensamentos, arrependimentos ou mesmo lembranças, que não nos farão voltar lá, e que talvez nos tragam angústias (no máximo utilize essas memórias de aprendizado para aquilo que não deu certo, ou para aquela lembrança que te gera um sentimento bom), e também gastado muito tempo com o futuro, criando expectativas muitas vezes ilusórias, ansiedade e problemas que não existem ou que você ainda não tem a solução.
Isso não é um apelo a não se planejar para o futuro, mas sim, para gastar o seu tempo com previsões importantes e se antecipar para que as coisas na sua vida ocorram da melhor maneira possível, somente isso já é suficiente para “prever” um futuro, já que esse é tão incerto. O contrário de controle é segurança, segurança de que as coisas irão de fato acontecer, da maneira ou não que você imaginou, mas você fez o que lhe cabia dentro daquela situação, e terá que lidar com o que a vida te oferecer. Esse pensamento nos traz de volta para o momento presente e mostra o quão valioso é viver aqui, e agora, com atenção.
Não se esqueça: pensamento geram sentimentos, que geram emoções, que por sua vez geram ações, e suas ações geram os seus resultados.
Onde estiver seu tempo, ali estarão os seus resultados.
Cristiana Brandão
Administradora, Coach especialista em produtividade, Instrutora de Mindfulness IPQ|USP e Partner W2W.